|
|
ONDAS DE CHOQUE

Ondas de Choque

A terapia por ondas de choque extracorporais (ESWT) tem provado ser uma modalidade eficaz de tratamento. Esta técnica deriva da terapêutica de ondas de choque estabelecida desde há 20 anos no tratamento de cálculos renais. O seu poder de fragmentação acabou por proporcionar efeitos terapêuticos significativos em várias doenças músculo-esqueléticas.

A forma mais estabelecida de ESWT médica envolve ondas de choque focais (F-ESWT).

Estas são concentradas em pequenas áreas focais de 2-8 mm de diâmetro, a fim de otimizar os efeitos terapêuticos e minimizar os efeitos sobre outros tecidos. Os sistemas de ondas de choque focadas diferem na sua conceção e, nomeadamente, se as ondas de choque são geradas por mecanismos eletromagnéticos ou piezoelétricos. Os mecanismos propostos para o benefício de F-ESWT em tecido músculo-esquelético incluem efeitos diretos sobre a calcificação dos tecidos, alteração da atividade das células através de cavitação, microstreaming acústico, alteração da permeabilidade da membrana celular e os efeitos sobre os nociceptores através de hiperestimulação, bloqueando o “Gate Control” diminuindo a dor local e promovendo a resolução da inflamação.

Elas não são focadas e demonstrou-se que não têm um efeito de penetração no tecido, mas sim na atuação superficial.

Indicações em Ortopedia e Traumatologia (Declaração de consenso na Sociedade Internacional de Medicina de Tratamento de Ondas de Choque)
Fasceíte plantar com ou sem esporão
Tendinopatia de Aquiles
Epicondilites
Patologia da coifa dos rotadores com ou sem calcificação
Tendinopatias do tendão rotuliano
Síndrome da dor trocantérica
Atraso de consolidação ósseo
Fase inicial da necrose óssea avascular (raio X-nativo sem patologia)
Fase inicial da osteocondrite dissecante (OD)
Síndrome Pubálgico
Tendinopatia da pata de ganso